FÓRMULA ESTRUTURAL
O Ácido Sulfônico 90 é o ácido alquilbenzeno sulfônico, com cadeia alquil linear variando de 10 a 13 átomos de carbono. É obtido através da sulfonação contínua do alquilbenzeno linear com anidrido sulfúrico. Se apresenta um líquido viscoso, de coloração marrom e de odor similar ao dióxido de enxofre. É um produto solúvel em água, álcoois, éteres de glicol, glicóis, ésteres, cetonas, hidrocarbonetos aromáticos e alifáticos.
E é um tensoativo aniônico amplamente empregado no ramo de produtos de limpeza e costuma ser o principal ingrediente ativo, pois é efetivo na diminuição da tensão superficial, promovendo a molhabilidade da superfície e emulsificação da sujeira, além de possuir um alto poder espumante.
Quando neutralizado com álcalis, o Ácido Sulfônico 90, origina sais aniônicos biodegradáveis que são utilizados como matérias-primas na elaboração de detergentes líquidos, pastosos e pulverizados, domésticos ou industriais, emulsionantes, dispersantes e umectantes. Por se tratar de sais biodegradáveis, é necessário que os produtos formulados possuam conservantes para conter o ataque de microrganismos. Devido ao seu caráter aniônico, os sais derivados do Ácido Sulfônico 90 não devem ser misturados com produtos catiônicos.
Mais informações disponíveis em download abaixo.